domingo, 30 de janeiro de 2011

Lâmia

Existem algumas versões para o que seria uma Lâmia. Acredita-se que sejam monstros (ou até mesmo espíritos) de mulheres que sugam o sangue de jovens, ou de viajantes, mas a história mais conhecida sobre a Lâmia é a da mitologia grega: Nesse caso Lâmia seria o nome da rainha da Líbia, uma mulher muito bonita que era amante de Zeus. Essa rainha deu muitos filhos para Zeus, sendo que Hera (esposa do mesmo) matava todos eles, logo quando nasciam, por ciúmes de Lâmia com seu marido. Algumas versões dizem que Hera transformou a Lâmia num monstro, outros que ela mesma, por raiva, acabou se transformando. Segundo algumas versões, Hera levou Lâmia para uma caverna e a obrigou a devorar seus próprios filhos (assustador). Além disso, Hera também amaldiçoou Lâmia, não permitindo que a mesma dormisse. Zeus, triste pelo fim da rainha, concedeu-lhe o dom de retirar os próprios olhos (temporariamente), para que ela pudesse descansar. Assim a Lâmia, cheia de ódio, passou a vagar pela noite e, com inveja das outras mães, roubava as crianças para devorá-las. Acredita-se que assim surgiu a lenda da Lâmia, que também é descrita como uma serpente, que se transformava em uma bela mulher para atrair os jovens à sua cama com o objetivo de devorá-los ou sugar seu sangue. Outras versões falam sobre uma mulher com cauda de cobra no lugar das pernas que ficava na beira da estrada mostrando os seios e atraindo os viajante para depois comer os coitados (É mais ou menos como as lendas sobre as sereias que atraíam os homens para o fundo do mar e os mesmo morriam afogados). A Lâmia também é associada à Lilith que por vezes é vista como deusa, mas que no judaísmo acaba sendo difundida como um monstro que come apenas meninos de até três anos (no máximo).
Na Idade Média, o nome Lâmia era utilizado pela Inquisição, para descrever as supostas bruxas. No século XVII, as lâmias foram também descritas como seres quadrúpedes, com garras nas patas da frente, cascos nas patas traseiras, cobertos de escamas, com cabeça e seios de mulher e pênis de homem, sendo que elas se transformavam em mulheres normais, e depois, ao atingir seu objetivo (devorar jovens homens) elas voltavam à sua forma “natural”.
A forma mais conhecida da Lâmia é a de uma serpente que se transforma em mulher para sugar o sangue dos homens, ou de um monstro metade mulher, metade serpente que devora criancinhas. Mas o folclore búlgaro a descreve como uma criatura que tem várias cabeças que quando uma é cortada nasce outra imediatamente no lugar (tipo a Hidra de Lerna), este tipo de Lâmia mora em cavernas ou no subsolo e mata não homens, nem crianças, mas mulheres jovens e bonitas. Em algumas histórias a Lâmia tem asas, e é provida de uma respiração de fogo. As Lâmias as vezes eram descrita como bruxas, porque na Idade Média os autores diziam que as bruxas se alimentavam de carne humana.
No grego moderno a expressão "τό παιδί τό 'πνιξε η Λάμια" ("a criança foi estrangulada pela Lâmia") é usada para quando um bebê morre de morte súbita.
"Veria Lâmia, em suas visões, seus filhos devorar, para, no mesmo instante, à vida retornar?" Horácio.

5 comentários:

  1. Olá, passei só pra dizer que usei esse post como referência, passa lá depois pra ver se gosta ^^

    parabéns pelo blog

    http://blog-do-hermes.blogspot.com/2011/02/bestiario-mitologico-lamia.html

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por esse post. Ajudou muito em minha pesquisa. Valeu

    Visite também: bodhisattvadaterra.blogspot.com

    Abraços
    Escandar

    ResponderExcluir
  3. Adorei este post, apesar de não bater com algumas informações que encontrei no site do Wikpedia.Quero aproveitar e informar tambem que uma das formas aqui descritas sobre o ser Lamia, se parece muito com o ser Draenei citado como personagem do jogo WarCraft.

    Jacshacon

    ResponderExcluir
  4. Jacshacon.
    Estou voltando à blogar para corrigir um erro meu sobre o ultimo comentário que fiz, fui conferir e vi que seu post bate corretamente com o material do Wikipedia.
    Eu Havia me enganado com outro ser mitológico que teria sido um rei que trouxe ao seu povo a arte da agricultura e com o passar de muito tempo após sua morte começou a ser adorado como uma especie de deus e mais tarde foi passado adiante como um ser mitológico associado ao deus da naturesa qual tinha cabeça de bode cauda de cobra braços de lagarto e pés de bovino.

    ResponderExcluir

Comentem aqui...