domingo, 9 de janeiro de 2011

A Fonte da Juventude

Poucos conhecem algo sobre a fonte da juventude, provavelmente já ouviram falar em águas que rejuvenescem, de uma fonte qualquer, mas nunca se aprofundaram no assunto.A lenda sobre essa fonte nasceu há séculos, provavelmente no norte da Índia, mais especificamente com o poço hindu da juventude, por vezes, a lenda da fonte da juventude é confundida com o mito hebraico do rio da imortalidade. Alexandre, o Grande, teria procurado pela fonte da juventude - ou pelo rio da imortalidade - durante sua campanha na Índia. A lenda foi modificada, apareceu em quadros (Lucas Cranach, o Moço, pintou a fonte da juventude, ele a representou como uma piscina cheia de banhistas/imagem acima/), e sobrevive até hoje. Alguns historiadores acreditam na existência de tal fonte, e afirmam que se localiza no oceano Ártico. Eles afirmam que se alguém mergulhar nas águas mornas da parte do Ártico mais próxima do Pólo Norte, em noite de Lua cheia, essa pessoa não rejuvenescerá, mas alcançará a imortalidade. O ser humano geralmente não quer envelhecer e isso é fato. O personagem Dorian Gray, do irlandês Oscar Wilde, fez um pacto para não envelhecer. No clássico sumério "Gilgamesh", a mais antiga obra literária conhecida, o herói de mesmo nome (Dorian Gray) procura uma fonte milagrosa que cura e torna imortal. E Pausànias, geógrafo e historiador grego do 2º século d.C., misturando lenda e realidade, assinala uma fonte chamada Calatos, e afirma que ela se localiza próxima a Náuplia, no Peloponeso, e completa dizendo que Hera se banhava na fonte para parecer sempre jovem e bela a Zeus, seu marido. Dizem também que era o próprio Zeus que transformava ninfas em água, tornando a água meio que sagrada, rejuvenescendo quem nela se banhasse.
Na Idade Média, muitos reis e rainhas patrocinavam viagens para a América, pois nessa época acreditava-se que este era o local onde a fonte se encontrava. Alguns acreditam que a busca pela fonte da juventude foi uma das razões de Fernando e Isabel terem dado “apoio financeiro” às viagens de Cristóvão Colombo. Aliás, o jardim do Éden também se localizaria na América, textos medievais falavam que ao lado das Portas de Entrada do Paraíso estaria a fonte de Juventa (alusão à deusa romana da juventude) e que quem provasse dela por três vezes, em jejum, ficaria livre das doenças e viveria como um jovem. Por isso se acreditava que a fonte da juventude estava na América, porque inicialmente eles criam que o Paraíso estava na América, se Paraíso estava aqui, bem do lado eles encontrariam a fonte abençoada.
Havia tradições indígenas que, ligavam-se à lenda européia da fonte da juventude, situando-a na ilha de Bimini. Ponce de Leon (explorador espanhol), à frente de dois navios equipados e tripulados, partiu do porto de San German, em Porto Rico. A expedição contava com o apoio do rei Fernando, que autorizava o explorador a governar Bimini, no entanto lhe garantia poder perpétuo sobre a ilha se a encontrasse.

FATO RELEVANTE: ALGUNS DIZEM QUE PONCE DE LEON REALMENTE ENCONTROU A FONTE DA JUVENTUDE NA FLÓRIDA,EUA.
O Estado da Flórida possui cerca de 320 fontes de água pura e rica em minerais. Dessa forma é quase impossível encontrar a fonte de Ponce de Leon.
A fonte da juventude é descrita de várias formas: como uma nascente ou um pequeno lago, uma parte do oceano ou como uma piscina (Lucas Cranach a descreveu assim).

A lenda da fonte sobrevive até hoje...
“Águas de março, cansei de beber, pra não envelhecer” esse é um trecho da música “Sapato Velho” que fala de águas que impedem o envelhecimento. Com isso quero mostrar que esta lenda ainda está preservada (bastante modificada, também), mas tem gente que procura pela fonte da juventude nos dias atuais, agora você conhece a lenda. Mas será que realmente existem águas que nos fariam alcançar a imortalidade? Acho que a gente nunca vai saber...

3 comentários:

  1. Desculpe corrigilos ma a letra da musica é "Água da fonte";
    Ja ouvi varia pessoas comentarem que o jardim do edem esta na terra, mas esta escondido pelos anjos qua guardão sua entrada, e ate que fas sentido pois adão e eva sairam de la para andarem pelo resto da terra, e a fonte ta do lado dos portões;
    gostaria que voces falacem um pouco mais sobre isso, o jardim do edem.

    ResponderExcluir
  2. A lenda é uma clara alusão ao rio que saia do Éden e que passava pelas proximidades da árvore da vida. Adão comia daquela árvore e banhava no rio de águas da vida. Após pecar, os Deuses expulsaram a ele e à sua esposa - impediram que continuassem comer da árvore da vida e que se banhassem no rio de águas da vida. Assim, expulsos do paraíso, só restava-lhes viverem vendo o processo de velhice tomando conta de suas almas.
    Os Deuses colocaram robôs fortemente armados e holofotes poderosos que se mexias para lá e para cá, metendo medo nos que quisessem se aproximar da árvore. Até o dilúvio a árvore estava ali, mas após desaparecer naquele cataclismo a idade vivida pela humanidade de então foi drasticamente reduzida a menos de duzentos anos e diminuindo. Hoje mal se chega aos 80.

    A Bíblia profetiza um novo paraíso, com um novo rio de águas da vida e muitas árvores da vida para 'curar a humanidade' (Ezequiel 40-47). Jesus, o Deus-filho-dos-Deuses, garante que 'quem vencer as provações, ele concederá comer da árvore da vida que estará no paraíso dos Deuses'. Apocalipse.

    Portanto, está comprovadamente documentado que essa lenda só pode remeter ao paraíso, à árvore da vida ali existente e ao rio de águas da vida que dali nascia.

    Wandrey
    Apóstolo para as Redes Sociais e Blogs da Internet

    ResponderExcluir
  3. eu também quero saber se alguém tiver alguma pista me avisa que eu quero muito.

    ResponderExcluir

Comentem aqui...