domingo, 19 de setembro de 2010

Entrevista com Esmeralda Task, a cigana.

Como vocês devem ter acompanhado, há semanas viemos anunciando a participação de uma cigana real no nosso blog, então aqui vai a entrevista que eu fiz com ela sobre os assuntos mais questionados sobre os ciganos... Deem sugestões para perguntas que podemos fazer da próxima vez...

Como é ser cigana no mundo atual?


-Ser cigana no mundo atual, não é uma tarefa fácil... Primeiro, pelo preconceito que existem por diversas lendas disseminadas pelo país a dentro e mundo a fora. Segundo, porque muito embora algumas mulheres não tenham sido nascidas em clãs tradicionais ciganos, são reencarnações de ciganas de outras épocas, ou mesmo tens consigo, uma guia espiritual cigana que diariamente a acompanha. Bom, quanto ao preconceito, é certo que “laranjas podres acabam por contaminar o cesto”, e por causa de uns, todos pagam...São ditos populares bem conhecidos da cultura vulgar. Preconceito vem de uma idéia pré-concebida, então, nós ciganos nos colocamos diante dele de uma forma que a concepção errônea seja dissolvida.

O que é Guia Espiritual?

-Algumas pessoas até o chama de Anjo de Guarda.

Mas, e para identificarmos se somos uma reencarnação de uma cigana, ou mesmo se a temos como guia espiritual?

-Não dá, se não procurarmos um centro espírita respeitado. Contudo, sinais da personalidade da mulher e sua postura no seu dia-a-dia, refletem a espiritualidade cigana que, muitas vezes, é imperceptível, se não tivermos a consciência de que ela existe.

Ok. Então quais são os sinais?

-Obsessão por perfume, jóia de ouro – especialmente anéis, roupas extravagantes, cor vermelha, simpatia por facas ou adagas, gosta de bebidas para alegrar-se, dançar e normalmente fala mais com os olhos que com a boca. A sua sexualidade é menos travada que a maior parte das mulheres. Sempre ambicionam parceiros para a vida toda, são leais e se dedicam à família e à maternidade (mesmo que ainda não tenham filhos – pensam constantemente neles). Quando uma mulher perceber que tem “alma cigana”, certamente deverá ter em casa rosa vermelha sem espinhos em um copo d’água para agradá-la. Aí, sim, perceberá que a sua vida de mulher será facilitada em todos os sentidos, especialmente para a leitura de cartas.

Siimm, então somente as mulheres podem fazer este tipo de coisa?

-Como assim?

Como, encontrar o seu “Eu Cigano”.

-Não, porém para os homens tem pouca importância. A cigana tem papéis diferentes dos homens no clã. Por exemplo, ciganos não lêem cartas. E para nós, ler cartas é um dom e não uma técnica, muito embora se tenha rituais que não deixam de ser técnicos.

Eu vi numa reportagem sobre um grupo de ciganos,de São Paulo, no qual as mulheres não podiam sair desacompanhadas, sendo que eu vi uma vez uma cigana sozinha no Shopping, como isso pode ser explicado?

-Cada clã tem suas regras, contudo, normalmente é incomum vermos ciganas sozinhas. Saem mais com outras ciganas.
Huumm, então são mais ou menos como os índios, cada tribo com suas tradições e superstições?
Sim... mas os índios tem morada fixa (até mesmo tuteladas pelo Estado – aqui no Brasil) ...nós ciganos, não nos prendemos à terra... A nossa tradição corre campo e mundo... isso até dificulta mantê-la, pois também temos que nos adaptar (isso na medida do possível), aos costumes e leis locais.

E sobre a leitura das cartas, como se dá?

-Bom, a cartomancia é um costume do nosso povo e é usada quando se quer saber sobre o futuro ou para auxiliar na direção certa da vida. Tanto pode ser feita com o baralho cigano ou o tradicional baralho de cartas (aquele que se joga “buraco”, “tranca”, “truco”...), tirando as cartas que vão do dois ao cinco e o coringa, a leitura é feita com as 36 cartas restantes. Os significados são simples, porém valiosos.

Atualmente você tem uma vida “normal”?

-Tenho... mas mantenho boa parte das tradições. Trabalho, tenho família, carro, residência fixa, dentre outras coisas normais.

Ah, eu achava que todos os ciganos se vestiam daquela forma que a gente conhece, roupas coloridas e tal, isso é obrigatório, ou existem ciganos mais “modernos”?

-Ahhh!!! Você está me vendo vestida daquele jeito?!!! Não... mas me vê com muito ouro... sempre perfumada e conhece a minha intuição e a minha devoção à Santa Sara Kali. Eu não preciso mostrar aos outros que sou cigana... somos de clãs diferentes... com hábitos diferentes...

Obrigada Esmeralda, depois nós queremos que você poste alguma coisa pra nós OK?

-Com certeza, vou tentar fazer isso.

Espero que logo tenhamos outra entrevista...

-Sim, podemos repetir...


Bom galera, isso é tudo, quem quiser saber mais sobre Ciganos acesse o post “Ciganos” aqui no blog... Logo, logo teremos uma participação dela de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui...