sábado, 12 de fevereiro de 2011

Planeta parecido com a Terra

Há algum tempo, uma equipe de caçadores de planetas liderada por astrônomos da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, e da Instituição Carnegie, de Washington, anunciaram a descoberta de um exoplaneta situado na "zona habitável" em volta de sua estrela. O primeiro localizado fora do nosso sistema solar que pode abrigar vida. O novo planeta provavelmente não é gasoso como Júpiter (e a maior parte dos outros planetas extra-solares descobertos nos últimos dez anos), mas rochoso como a Terra. Os cientistas acreditam que o planeta tenha temperaturas amenas, o que poderia garantir a existência de água em forma líquida, e isso, todos nós sabemos que aumenta as chances do aparecimento de vida.
Por enquanto o planeta parecido com a Terra se chama Gliese 581g, nome estranho não é? Mas tem um motivo. A estrela a qual ele gira ao redor se chama Gliese 581. O planeta foi encontrado ao redor da mesma estrela onde já havia sido encontrado o exoplaneta mais parecido com a Terra até encontrarem o Gliese 581g.
Os cientistas descobriram dois novos planetas ao redor da estrela Gliese 581, elevando o total de planetas no sistema para seis.
A estrela Gliese 581 está localizada a 20 anos-luz de distância da Terra, mais específicamente na constelação de Libra.
Dois planetas descobertos anteriormente em torno da estrela ficam nas bordas da zona habitável, um no lado quente (planeta 581c) e outro no lado frio (planeta 581d). Já o recém-descoberto Gliese 581g fica exatamente entre os outros dois, em um ponto muito interessante, bem no meio da zona com temperatura habitável. O Gliese 581g tem uma massa de três a quatro vezes a da Terra e um período orbital de menos de 37 dias. Sua massa indica que ele é provavelmente um planeta rochoso, com uma superfície definida e com uma gravidade suficiente para reter uma atmosfera.
O planeta 581g tem uma posição fixa em relação à estrela, ou seja, um lado fica sempre voltado para a estrela em um dia eterno, e o outro lado fica voltado para longe da estrela,em uma noite eterna. Segundo os pesquisadores, a zona mais habitável na superfície do planeta seria a linha entre a sombra e a luz, que apresentaria uma temperatura média, estimada entre -31 e -12 graus Celsius, que para nós não parece muito agradável, mas que é uma temperatura absolutamente habitável. Se o Gliese 581g tiver mesmo uma composição rochosa semelhante à da Terra a gravidade seria a mesma ou um pouquinho maior que a da Terra.
Há poucos anos, falar de planetas habitáveis ao redor de outras estrelas era sinônimo de falar de alienígenas e discos voadores o que podia muito bem acabar com a carreira de um cientista.
"Se eles fossem raros, não deveríamos ter encontrado um de forma tão rápida e tão perto," afirmou Steven Vogt, membro da equipe. "O número de sistemas com planetas potencialmente habitáveis é provavelmente da ordem de 10 ou 20 por cento, e quando você multiplica isso por centenas de bilhões de estrelas só na Via Láctea, isto dá um número grande. Pode haver dezenas de bilhões desses sistemas em nossa galáxia."
As descobertas mais recentes já deram aos cientistas as provas e a coragem suficientes para falar de vida fora da Terra. Mas, por enquanto, eles afirmam que essa vida deve estar na forma de extremófilos, organismos muito simples, capazes de viver em condições ambientais extremas em relação ao clima da Terra. Se as observações iniciais acabarem se confirmando, este pode ser o exoplaneta mais parecido com a Terra já descoberto e o primeiro forte candidato para ser potencialmente habitável.
Para os astrônomos, um planeta "potencialmente habitável" é um planeta capaz de sustentar a vida, mas não necessariamente seria algo que os humanos chamariam de “um bom lugar para se viver”.
A habitabilidade depende de inúmeros fatores, mas a água líquida e um clima ameno estão entre os mais importantes.
"Nossos resultados oferecem um caso muito convincente para um planeta potencialmente habitável,"disse Vogt. "O fato de termos sido capazes de detectar esse planeta tão rapidamente e tão perto nos diz que planetas como este devem ser muito comuns."

6 comentários:

  1. que medo sabe se lá o que pode haver nesse planeta, da até arrepios!!

    ResponderExcluir
  2. É o seguinte. Quando a Água do nosso Planeta atual estiver acabando mesmo.

    Podem me Criogenar e me mandar pra la! Que eu volto com mais!

    ResponderExcluir
  3. imteresantisima esse texto falando sobre pandora

    ResponderExcluir

Comentem aqui...