sábado, 20 de novembro de 2010

Medusa


Pelo que me parece existem várias versões para a criação da medusa. A mais antiga é a de três irmãs górgonas (ou górgones), (Euríala, Esteno e Medusa). Segundo esta história, as irmãs possuíam cabelos de cobra, dentes de javali, asas de ouro e mãos de bronze, porém só Medusa possuía o olhar petrificante. A Medusa era considerada uma das divindades primordiais, das que nasceram antes do Olimpo. Outras histórias contam que Medusa era uma bela moça de cabelos negros que se apaixonou por um deus (falam de Netuno e de Zeus) e resolveu marcar seu encontro amoroso com o deus num dos templos de Minerva. Esta não gostou disso e, irada, transformou os cabelos da jovem em cobras e fez com que seu olhar petrificasse qualquer um que estivesse em seu caminho. A mitologia nos traz que a Medusa odeia os homens, porque foi por culpa de um amor que ela se transformara num monstro, e odeia as mulheres, porque um dia ela tinha sido a mais bonita de todas. O que transformou a Medusa num monstro, segundo a versão da transformação por Minerva, não foram seus cabelos ou seu olhar petrificante, mas sim a sua maldade, já que depois de transformada sua diversão era perseguir humanos e transformá-los em pedra, e essa maldade não foi Minerva que colocou nela. As versões antigas mostram Atena como uma deusa com cabelos decorados por serpentes o que nos lembra a Medusa, mas os mais recentes mostram-na como uma “inimiga” da Medusa, tanto que Perseu entrega a ela a cabeça da Medusa quando ele consegue matá-la. Tem um mito que diz que Perseu e sua mãe Danai (ou Danae) foram lançados ao mar numa arca e achados por um pescador que os apresentou ao rei da ilha, Polidecto (ou Polidectes). O tempo passou, Perseu cresceu e Polidecto se apaixonou por Danai. Com o intuito de afastar Perseu da ilha o rei deu a ordem dele ir atrás da Medusa, que estava causando muito medo na ilha, e matá-la. Ele foi. E conseguiu matar a monstruosidade, arrancando sua cabeça com um golpe de espada. Quando ele foi olhar para o local onde ele havia lançado a cabeça da Medusa se surpreendeu, pois de seu sangue nascia uma espécie de cavalo (Pégaso), algumas histórias contam que do pescoço nasceu também Crisaor. De sua veia esquerda saía um veneno e da outra um remédio que era capaz de ressuscitar os mortos. Como já havia dito, quem escolheu ser má foi a própria Medusa já que dentro de si tinha duas poderosas substâncias. A da vida e a da morte. Ela escolheu usar a da morte, e terminou morta, como um monstro. Algumas versões nos trazem que Medusa queria disputar o amor de Zeus com Minerva, então esta, com raiva, a transformou. Dizem que Euríala simboliza o instinto sexual pervertido, Esteno a perversão social e Medusa a necessidade de crescer estagnada. Seus filhos são monstros. Sendo que Pégaso ajudou Belerofonte a derrotar outra monstruosidade: A Quimera. Mostra que Pégaso apesar de filho da Medusa não era assim tão malvado e monstruoso.
Encerro com Medusa. Até mais.

12 comentários:

  1. EU ADORO A ISTORIA DE MEDUSA MUITO INTERRESANTE

    ResponderExcluir
  2. MUITO LEGAL ESSAS IMAGENS PARABENS

    ResponderExcluir
  3. porque falam assim da coitada eu nao a conheço mais sei que ela tinha um lado bom meu nome é Lagsla sou a Princesa de Oceano demore eu só consegui descobrir isto agora aos 10 anos só consigo meche em computadores pela filha do marinheiro Gelian que me ajuda todas as noites de lua cheia jente sei que ela tinha um lado bom a Deus ass Princesa Lagsla!!!!

    ResponderExcluir
  4. voce nao pode falar nada gracinha.voce é uma princesa do oceano,eu sou a filha da medusa,minha mãe morreu,mas me tornei a rainha do submundo.junto com meu pai,Hades.seu pai fofura,é irmão do meu,seu pai é o Poseidon,ele é meu tio.tchau fofura,{princesa Lagsla,eu em????}.

    ResponderExcluir
  5. vc são loucos se liguem ham princesa do oceano sei

    ResponderExcluir
  6. Mais que casete e isso descutir pra ver quem e mais impertinente e burra. historias são conhecimentos que se atribuem durante o tempo mais pelo visto vocês vão morrer que nem crianças imaturas. Se e considerado mito ou verdade não importa, mais devemos pensar que naquela época quando as pessoas não conseguiam explicar algo se atribuía a algum deus. Pelo visto além de não saberem nada ainda criticam coisas q são consideradas importante para a historia humana e que valem mais que a existência de pessoas ignorantes

    ResponderExcluir
  7. calen a boca eu sou o verdadeiro filho de pircydon meu pai e meu nome e pircy e sou o principi do mar.

    ResponderExcluir
  8. q diabo é isso em q mentiras são essas são histórias mentirosas ´s mentira.

    ResponderExcluir
  9. A história de que Medusa foi estuprada por Poseidon acredito ser a mais correta todos os filhos provenientes dele são monstros devem levar o karma desta violência, diferentemente os filhos de Zeus eram heróis e nascidos através de sedução e consentimento da parceira.

    ResponderExcluir
  10. Istória com "I" se refere a contos, ficção!
    História co "H" se refere a fatos reais recontados/relembrados.

    ResponderExcluir

Comentem aqui...