sábado, 27 de novembro de 2010

Changelings


Existem muitas lendas e muitas versões em torno dos chamados Changelings. É provável que elas sejam oriundas da região setentrional da Europa, duma vasta região da Normandia à Suécia e da Escócia à Irlanda. Em muitas lendas essas criaturas são filhos de elfos, fadas ou trolls. Eles trocam de lugar com a criança que tiver na família e assume todas as características FÍSICAS da mesma. Algumas versões dizem que eles fazem isso para conseguir o amor que seus verdadeiros pais (trolls, elfos, fadas, etc.) não podem lhes dar, outras contam que esses seres se alimentam do sangue da mãe da criança a qual ele assumiu a forma. Diz-se que os changelings possuem pele rugosa, dentes afiados e temperamento malvado, mas que essas características físicas citadas só podem ser vistas num reflexo de espelho. Um ponto em comum é que todos os changelings são mais espertos e sérios do que as crianças normais, sendo citados também um comportamento estranho para afastar todos que se intrometam entre ele e sua nova família.
As lendas de changelings provenientes da igreja católica dizem que esses seres trocam de lugar com as crianças que não foram batizadas ou filhas de pais que cometeram pecados antes do bebê nascer. Changelings não pegam as crianças quando muito pequenas, só quando elas já estão maiorzinhas (à partir dos 4 anos) logo os pais podem, sim, perceber a mudança no comportamento de seu filho.
Antigamente alguns diziam, quando nascia um autista, que era um changeling, erroneamente (é óbvio) já que se você for se basear nas lendas os changeling só tomam o lugar de crianças maiores podendo os pais notar a mudança e os autistas (que eu saiba) já nascem autistas, os pais não poderiam notar a mudança, pois não haverá mudança, a criança não vai ficar fria de uma hora pra outra ela vai ser autista e só, não um monstro. Mas, enfim, era assim que pensavam na Idade Média.
Algumas versões falam que se você conseguir devolver a criança changeling a seus verdadeiros pais, você receberá a sua de volta, pois (por algum motivo) esses seres escondem as crianças roubadas e normalmente não as matam fora algumas versões que dizem que essas crianças servem de refeição para os pais dos changelings.
Os changelings, em certas versões, tomam o lugar das crianças para ter “servos”, que seriam no caso, os pais da criança raptada, já quês estes, geralmente, ficam com medo da nova criança, seja por terem visto sua real aparência num espelho ou por seu comportamento malevolamente estranho, eles acabam atendendo aos pedidos dos changelings.

Encerro com changelings, até mais...

Um comentário:

  1. Valeu mais se sabe que algumas lendas dizem assim que se você matar os pais deles queimados eles também morrem os pais verdadeiros !

    ResponderExcluir

Comentem aqui...