terça-feira, 12 de outubro de 2010

Lilith

Vou fazer uma coisa que nunca faço: postar uma coisa da Wikipédia, mas é um texto muito interassante, de um assunto que eu já li muito sobre, sei que ela é considerada uma deusa para certas crenças. Mas sinceramente não acredito que Deus tenha dito o que vocês vão ver para ela, pois acredito que se houver algum Deus ele deve ser justo... Acho que isso também pode ter sido inserido no Concílio de Nicéia, pois era do interesse deles. Muito bem, sei que Lilith simboliza o poder em algumas tradições, mas é óbvio que uma mulher não poderia ter todo esse poder naquela época né? Então acho que Lilith foi endemonizada por conta da sociedade patriarcal, e o que foi dito por Deus também, porque se ele tivesse dito isso, eu infelizmente não poderia seguir essa "ordem natural".É a minha opinião. Seguimos, ta aí o texto, leiam, é interessante:
"No folclore popular hebreu medieval, ela é tida como a primeira esposa de Adão, que o abandonou, partindo do Jardim do Éden por causa de uma disputa sobre igualdade dos sexos, chegando depois a ser descrita como um demônio.

De acordo com certas interpretações da criação humana em Gênesis, no Antigo Testamento, reconhecendo que havia sido criada por Deus com a mesma matéria prima, Lilith rebelou-se, recusando-se a ficar sempre em baixo durante as suas relações sexuais. Na modernidade, isso levou a popularização da noção de que Lilith foi a primeira mulher a rebelar-se contra o sistema patriarcal.

Assim dizia Lilith: ‘‘Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu corpo? Por que ser dominada por ti? Contudo, eu também fui feita de pó e por isso sou tua igual.’’ Quando reclamou de sua condição a Deus, ele retrucou que essa era a ordem natural, o domínio do homem sobre a mulher, dessa forma abandonou o Éden.

Três anjos foram enviados em seu encalço, porém ela se recusou a voltar. Juntou-se aos anjos caídos onde se casou com Samael que tentou Eva ao passo que Lilith Tentou a Adão os fazendo cometer adultério. Desde então o homem foi expulso do paraíso e Lilith tentaria destruir a humanidade, filhos do adultério de Adão com Eva, pois mesmo abandonando seu marido ela não aceitava sua segunda mulher. Ela então perseguiria os homens, principalmente os adúlteros, crianças e recém casados para se vingar.

Após os hebreus terem deixado a Babilônia Lilith perdeu aos poucos sua representatividade e foi eliminada do velho testamento. Eva é criada no sexto dia, e depois da solidão de Adão ela é criada novamente, sendo a primeira criação referente na verdade a Lilith no Gênesis.

No período medieval ela era ainda muito citada entre as superstições de camponeses, como deixar um amuleto com o nome dos 3 anjos que a perseguiram para fora do Éden, Sanvi, Sansavi e Samangelaf para que ela não o matasse, assim como acordar o marido que sorrisse durante o sono, pois ele estaria sendo seduzido por Lilith.

A imagem de Lilith, sob o nome Lilitu, apareceu primeiramente representando uma categoria de demônios ou espíritos de ventos e tormentas na Suméria por volta de 3000 A.C. Muitos estudiosos atribuem a origem do nome fonético Lilith por volta de 700 A.C.

Ela é também associada a um demônio feminino da noite que originou na antiga Mesopotâmia. Era associada ao vento e, pensava-se, por isso, que ela era portadora de mal-estares, doenças e mesmo da morte. Porém algumas vezes ela se utilizaria da água como uma espécie de portal para o seu mundo. Também nas escrituras hebraicas (Talmud e Midrash) ela é referida como uma espécie de demônio.

Talvez dada a sua longa associação à noite, surge sem quaisquer precedentes a denominação screech owl, ou seja, como coruja, na famosa tradução inglesa da bíblia, na Bíblia KJV ou King James Version. Ali está escrito, em Isaías 34:14 que … the screech owl also shall rest there. É preciso salientar, comparativamente, que na renomada versão em língua portuguesa da bíblia, isto é, na tradução de João Ferreira de Almeida, esta passagem relata que … os animais noturnos ali pousarão, não havendo menção da coruja[1], como é freqüentemente, muito embora erroneamente, citado no Brasil (tratando-se de um claro exemplo da forte influência da cultura anglo-saxã no mundo lusófono atual)." E agora um vídeo bastante interessante sobre Lilith, sendo a mesma citada como deusa amazona.
Estão livres para dar sua opinião sobre o assunto.

3 comentários:

  1. Aviso aos internautas: Aceitamos críticas construtivas, porém só postaremos os comentários que não forem elaborados com palavras agressivas, obrigada pela compreensão...
    Ass. Equipe "Caixa de Pandora"

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns pela pesquisa.

    ResponderExcluir
  3. menina, adorei isso muito interessante
    mas tanbem li que ela e um demônio
    mas como nomes são usados por todos e destorcidos com o tempo decorrido acredito nas duas estorias
    mas essa e mais impressionante..
    meu nome e ALexandre

    ResponderExcluir

Comentem aqui...