quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A Mediunidade

A mediunidade é a capacidade humana de estabelecer a comunicação entre homens e Espíritos , que se manifesta independente da crença individual e pode vir ou não de forma intensa. A pessoa capaz de estabelecer este tipo de comunicação chama-se médium ( no espiritismo) e recebe outros nomes como clarividente, sensitivo em outras religiões . Para entender um pouco melhor a mediunidade, vamos responder a algumas perguntas :
Como se desenvolve a mediunidade ?

Bem, potencialmente somos todos médiuns, já que a mediunidade é algo inerente ao espírito sendo que existem graus variados de sensibilidade.A diferença é que alguns possuem esta capaciade em um estágio mais explicito (com percepção extra-sensorial aguçada) os verdadeiros médiuns. Outras possuem esta capacidade apenas em estagio menos avançado ( pessoas sensitivas, porem sem a percepção aguçada )e, precisam desenvolver a capacidade mediunica através da Terapia Regressiva Evolutiva . Porém muitas vezes ,quando os médiuns são mal orientados eles entram em desarmonia espiritual sendo ignorantemente classificados como portadores de distúrbios psiquiátricos, já que muitos profissionais não têm a capacidade de distinguir um distúrbio mediúnico de um distúrbio psiquiátrico propriamente dito. Segundo Osvaldo Shimoda ( criador da Terapia Regressiva Evolutiva) , alguns dos sintomas mais acentuados de médiuns em desarmonia são sete:

1º) Sensação de peso na cabeça, na nuca e ombros;
2º) Nervosismo acentuado (irritação por motivos banais);
3º) Insônia, desassossego;
4º) Calafrios e arrepios constantes no corpo todo ou partes do corpo;
5º) Cansaço geral, calor (como se encostasse em algo quente);
6º) Falta de ânimo para o trabalho;
7º) Alternância de humor extremada: tristeza profunda ou excessiva alegria sem razão aparente.

Como o médium se conecta ao espírito ?
"Para haver uma boa ligação espiritual é necessário que todos estejam bem concentrados. Concentrar-se é pensar em uma só coisa o tempo todo: por exemplo em Jesus Cristo, em
Deus, num lugar calmo, etc. Com isto estabelece-se a Vibração ou seja, uma espécie de onde que circula em torno da mesa. Todos pensamento no bem, na paz, no amor percebe-se a Sintonia com a espiritualidade. Se um médium estiver pensando diferente, pode haver quebra de sintonia no ambiente, dificuldade para estabelecer a ligação com a espiritualidade ou a vinda de irmãos que estão sintonizados com aquele médium que pensa diferente. A prece ajuda a sintonia, pois melhora a energização do ambiente e a ligação espiritual." (Trecho retirado do site Artigonal)

Como acontece a comunicação mediúnica ?

A comunicação mediúnica acontece apenas se houver desejo do espírito de se comunicar. Sendo assim o espírito conecta-se com a mente do médium e pode manifestar sua mensagem por meio da psicografia ( quando ele fala e o médium escreve ) vidência ( quando ele se faz visível ao médium ) psicofonia ( quando ele se comunica oralmente ). Além dos eventos citados, Allan Kardec cita fenômenos físicos tais como:
- Batidas (tiptologia)
- Escrita direta (pneumatografia)
- Voz direta (pneumatofonia)
- Materializações ectoplasmáticas ( quando o espírito fica visível e as vezes palpável ás pessoas no ambiente em que ele aparece )

Tipos de Médiuns
Os médiuns se caracterizam em dois tipos :
- expiação .
- missão.
A diferença entre os dois tipos de médiuns é que o médium por expiação não está totalmente consciente de sua função e precisa de força de vontade para seguir seu caminho, caso contrário ele passa para o lado negativo, o que obviamente não é bom. Já o médium por missão tem consciência do papel que deve desempenhar, só não sabe qual é ele e, vai descobrindo-o com o tempo.

Abençoados sejam aqueles agraciados com o dom da mediunidade, e que eles só usem este dom para o bem. Amém e, até o próximo post.

2 comentários:

  1. agraciados?! vc acha que ver espiritos eh uma coisa boa? esse eh o meu carma e qer saber EH UM PESADELO, pq eu n pedi por isto

    ResponderExcluir
  2. Você citou o que chamou de "sintomas de médiuns em desarmonia", como reverter esse quadro?

    ResponderExcluir

Comentem aqui...