sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Medo de Papai Noel...


Ah o Natal, uma época de dar sem esperar nada em troca e de juntar a família e os amigos para comemorar. O Papai Noel é um ícone do Natal as crianças mais velhas o amam e os pequenos... Bom nem tanto, os Papais Noeis também não são criaturas muito atraentes, poxa é um velho gordo, barbudo, vestido com uma roupa esquisita, e que carrega um saco, não podíamos esperar nada menos das criancinhas coitadas, até se sentem ameaçadas por aquele homem, não posso dizer que já tive medo de Papai Noel, eu sempre adorei eles na verdade, mas é um caso à parte, já que a maioria das pessoas um dia já teve um certo, vamos dizer assim... receio daquela figura natalina. Mas e os pais, mais uma vez, não se importam, fazem questão de se vestir de Papai Noel para as crianças e o pior é que fazem isso achando que vai ser uma coisa boa, mas nos Natais com o bom velhinho geralmente é a mesma coisa, aquele “chororô”. É criança correndo pra mãe, se escondendo no banheiro, ou até mesmo tentando puxar a barba (que geralmente é falsa) do coitado. De acordo com alguns as crianças teriam o que temer, mas não do Papai Noel, e sim do irmão dele! Isso mesmo, um irmão... Existe uma doutrina antiga que fala sobre um irmão do Papai Noel que seria do mal, esta criatura, supostamente cheiraria a doces e seria manca.
Alguns estudiosos acreditam que a data do Natal foi escolhida por um conselho, de Constantino. (Acreditava-se que este era pagão, tendo se convertido ao catolicismo, por inúmeros motivos dentre eles o fato da maior parte da nobreza ser católica.) Estas pessoas afirmam que neste conselho foi decidido o que seria posto na bíblia, o que explicaria o fato de terem sido achados hoje em dia muitas partes da bíblia que não foram passadas para o livro em questão. Mas esse é outro assunto, enfim neste conselho teriam decidido que o nascimento de Jesus (que provavelmente nasceu no outono) seria colocado como se fosse em dezembro, em alusão ao festival do Solstício de inverno, da cultura pagã, segundo estes historiadores eles decidiram que nessa data seria comemorado o nascimento de Cristo, e que se chamaria Natal. É até suposto que algumas tradições natalinas como as árvores e a cor da roupa do Papai Noel, também são referências ao paganismo (é importante lembrar que o paganismo não é só adoração ao Diabo, a maior parte das culturas pagãs da época eram de adoração ao Sagrado Feminino, no caso à Deusa.)
Na minha opinião, as crianças teriam menos medo do Papai Noel se ele fosse mais humano, quero dizer, olha só as vestimentas dele e o tamanho da barba, não é uma pessoa comum que você encontra na rua, a menos que você esteja em clima natalino. Acho que as crianças são os maiores alvos desses medos por conta de estarem começando a descobrir o mundo, e que esse terror passa a partir do momento que você acredita, realmente, que aquele velho barbudo não vai machucar você. Que o máximo que ele pode fazer é não te dar seu presente por ter sido um mau menino, coisa não muito comum. A magia do Natal mesmo aterrorizando os menores não deve ser apagada, por exemplo se o nascimento de Cristo tiver realmente sido no outono (o que é dito por cientistas) é muito difícil você convencer à uma massa de que estão fazendo festa no dia errado, bom se estamos comemorando a data errada o que vale é a intenção né? Apesar de que eu gostaria de ter estado lá para saber.
E assim encerramos nossa sessão medo. Obrigada... Até mais.

2 comentários:

  1. qria sabr + sobre o Constantino, podem fazer um post sobre ele?

    ResponderExcluir
  2. Nós podemos ver se fazemos, continue dando sugestões.

    ResponderExcluir

Comentem aqui...