quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Medo de Altura...


Bem, vamos falar agora de um medo em especial que você que está lendo este post já pode ter tido: O medo de altura . Aquele panicozinho que na maioria das vezes bate na hora de ir na roda-gigante ou até mesmo só de olhar na varanda da sua casa, ou casa de algum conhecido seu que more muito alto.
Este tipo de medo, geralmente é causado pela consciência de antecipação de uma situação de perigo, esta situação depois de um tempo passa mas, nem é sempre assim, tem gente que sofre deste medo constantemente, tornando-se um terror. Este tipo de fobia recebe o nome de Acrofobia.
A acrofobia é criada quando o estresse e o trauma são arquivados em nosso cérebro como uma só memória. Quando pessoas com acrofobia ficam em lugares muito altos , elas tendem a sentir o coração acelerado , a respiração curta , variações de temperatura, tremores e é claro o excesso de adrenalina em função do medo. A acrofobia é um tipo de medo bem grave , pois a partir dela pode-se desenvolver um ataque de pânico no qual o acrofobico não consegue sair dele;porém os acrofobicos têm a capacidade de se acostumar a determinadas alturas, assim como aqueles que sentem um grau de medo considerado normal.
A acrofobia tem cura através de uma terapia denominada “Terapia da Comportável Exposição” , uma técnica que consiste em adaptar o paciente a determinadas alturas por etapas, porém sempre na presença de um terapeuta.Parte deste tratamento (quando o paciente já está num estágio de quase superação) é realizada por computador, e são colocadas imagens de locais bem altos, colocam-se também efeitos sonoros como vento e vibrações dos ambientes.

Um comentário:

Comentem aqui...