sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Joana, a papisa: Quem foi? (A Lenda e os Fatos)




Há muito tempo surgiu uma lenda de que poderia ter acontecido de uma mulher ter vindo a ser papa, ou melhor papisa, muito estranho vindo de uma religião machista, já que mulheres não podem assumir o cargo máximo da igreja católica.O nome dela era Joana, muitos textos da Idade Média falam sobre “uma mulher que, contrariando todas as leis” teria ocupado este cargo de tanto prestígio. “Por não ter sido confirmado, este fato foi abandonado por todos, e acaba nos deixando em dúvida quanto à sua veracidade”. Será que realmente existiu uma papisa? “Diversos documentos afirmam que Joana realmente existiu” e que ela era filha de um casal inglês, habitantes de Mainz, Alemanha. É falado também que quando Joana ficou adulta, se apaixonou por um monge, logo, juntos deixaram a Alemanha indo rumo à Grécia, e lá Joana pôde estudar, depois de três anos se mudaram para Roma.
“Como Joana viajava junto a um religioso, eles acharam melhor que ela se disfarça-se, vestindo roupas masculinas.” Com isso, segundo o que é dito, ela passou a utilizar o nome de Johannes Angelicus. Pouco tempo depois de se instalarem em Roma, ela conseguiu ser nomeada Notório Papa e a seguir Cardeal, devido à sua inteligência foi declarada Papa. Segundo algumas histórias ela engravidou e usava roupas para disfarçar, mas que infelizmente entrou em trabalho de parto durante uma procissão, “passando por uma viela entre o Coliseu e a Igreja de São Clemente.”Segundo a lenda após isso ela foi morta apedrejada. O fato é que entre 1377 e 1404 as procissões papais quase não passavam mais pelo mesmo caminho supostamente feito por Joana. Assim em 1920 surgiu-se uma história de cadeiras com assentos furados para descobrir se os candidatos à Papa eram homens mesmo, o que provaria essa lenda são as cadeiras com esses furos que foram encontradas dois séculos depois guardados na Capela de São Salvador, na Basílica de Latrão. “Alguns historiadores, especialmente do século XIV dizem que Joana adotou o título de João VIII, um Papa que se interessava pela política.”
Mas se isso não passar de uma lenda podemos nos perguntar: porque teria surgido a história de uma mulher que chegou a ocupar o cargo de Papa? Temos 2 possibilidades. “Uma é que o eunuco chamado Nicetas, embora por não podendo ser eleito, por ser castrado, foi escolhido no século XIV, e acabou sendo chamado de mulher”. A outra é que nessa época o papado tinha muitos inimigos incluídos a Ordem dos Dominicanos ou Franciscanos. E para desmoralizar a instituição eles espalharam um boato sobre essa suposta papisa.
Fato ou não, a história de Joana é caracterizada pela segunda carta do tarô, A Papisa. Que representa a sabedoria, o oculto, as ligações com o oculto, conhecimento e “detentora da chave de muitos mistérios”
Texto feito por Sarah baseado e com trechos do livro “HISTÓRIAS, DICAS E MAGIAS” Volume II de Monica Buonfiglio.
Valeu gente, se tiverem alguma sugestão comentem à vontade...

3 comentários:

  1. Nunca soube da existencia de uma papisa. Adorei a informação. Uma nota interessante seria sobre Madalena e o Saint Graal, o que acha?

    ResponderExcluir
  2. A história da Igreja Católica é tão cheia de controvérsias, que eu acho bem capaz de ter realmente existido uma Papisa.

    Marcelo.

    ResponderExcluir

Comentem aqui...